Starlink no Brasil: Anatel suspende teste de internet via satélite que ocorreria em ONG


A SpaceX tentou obter autorização para testar no Brasil o serviço de internet por satélite Starlink, mas o processo foi cancelado. O pedido foi realizado ainda em novembro do ano passado, e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que a autorização não avançou.

Os testes seriam realizados na comunidade Savoyzinho, em São Paulo (SP), em parceria com a ONG internacional Luta Pela Paz. Se não houvesse impedimentos, ocorreriam entre 7 de dezembro de 2021 e 4 de fevereiro de 2022.

No entanto, segundo relatório do Tecnoblog, a Starlink Brazil Serviços de Internet informou em um documento submetido à Anatel via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) que a autorização de uso temporário de espectro, etapa necessária para os testes, não avançou.

O plano de testes consistia em conectar um centro comunitário que atende a cerca de 40 alunos ao serviço oriundo dos satélites Starlink. A empresa de internet banda larga relatou que a Gerência de Outorga e Licenciamento de Estações (ORLE) da Anatel considerou os documentos apresentados condizentes com as exigências da entidade.

Entretanto, segundo a Starlink, a Anatel anunciou a suspensão do processo de autorização um mês após a data prevista para o início dos testes. O motivo por trás do adiamento não está claro; a agência informou apenas que decidiu não avançar com a aprovação até que haja uma deliberação do Conselho Diretor sobre o direito de exploração do sistema de satélites não geoestacionários da Starlink.

Sem a autorização da Anatel, os satélites Starlink não podem ser testados ou instalados no país. A empresa quer estabelecer cobertura mundial e já finalizou a fase beta nos Estados Unidos. Para os estadunidenses o plano é único e custa US$ 99 por mês. O kit de instalação, com antena e roteador, deve ser pago à parte e sai por US$ 499.

Você gostaria que a Starlink chegasse ao Brasil? Conte sua opinião sobre o assunto nos comentários!

Postar um comentário

0 Comentários