Chuvas voltam a causar estragos em municípios da Bahia

 Previsão é de mais chuvas para o litoral sul do estado

Menos intensos que em dezembro, temporais causaram prejuízos principalmente em áreas onde solo mostrava instabilidad.

Voltou a chover forte em algumas regiões da Bahia. Menos intensas que em dezembro, quando causaram estragos em quase todo o estado, as chuvas que atingiram a Bahia de ontem para hoje (25) provocaram mais transtornos e prejuízos, principalmente em áreas onde o solo já mostrava instabilidade.

Em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, a chuva de ontem fez transbordar os canais de drenagem que cortam a cidade, causando alagamentos. Ao menos cinco residências desabaram, e 25 pessoas ficaram desalojadas e tiveram que se abrigar em casas de parentes ou amigos.

Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Pablo Vinicius Araújo de Oliveira, em alguns pontos da cidade choveu o equivalente a 90 milímetros em pouco mais de 20 minutos. Na região central, em cerca de uma hora de chuva, o acumulado atingiu 50 milímetros – mais que a média semanal habitual.

“Muito raramente temos chuvas de 50 milímetros aqui na cidade”, disse Oliveira à reportagem. “Já tínhamos sido atingidos pelas chuvas de dezembro, mas sem registro de graves transtornos. Agora, tivemos alguns prejuízos grandes, principalmente em estradas e no calçamento”, acrescentou o coordenador da Defesa Civil. De acordo com Oliveira, embora algumas vias tenham sido temporariamente interditadas, nenhuma área foi isolada.

A quase 700 quilômetros de Senhor do Bonfim, o município de Itororó, no sul da Bahia, também enfrentou chuva forte. Imagens gravadas por moradores e compartilhadas nas redes sociais mostram casas invadidas pela água que tomou algumas ruas da cidade, uma das 175 que decretaram situação de emergência em dezembro, por causa dos temporais. Em consequência daquelas chuvas, pelo menos 27 pessoas morreram.

 

 

Postar um comentário

0 Comentários