Nova websérie apresenta Rota da Cachaça Potiguar com destaque para valorização dos alambiques do RN



O Rio Grande do Norte tem avançado na produção de cachaças artesanais e essa produção tem ganhado destaque nacional e internacional, com diversas premiações para os alambiques potiguares.

 

Por muitos anos, a cachaça foi considerada um líquido marginal, porém, nas últimas duas décadas, beber a mais brasileira das bebidas ganha ares de charme e sofisticação.

 

No vizinho estado da Paraíba é possível ver vários municípios promovendo eventos temáticos e visitações e hospedagens nos alambiques, o que fortalece não só a comercialização do produto artesanal, mas movimenta o turismo cultural nas localidades.

 

O caicoense José da Paz Dantas (Paizito), durante seus estudos no mestrado em Turismo (PPGTUR - UFRN), dedicou-se ao tema, que resultou na dissertação “Um brinde a cachaça: O patrimônio histórico cultural e seus usos turísticos nos alambiques do Rio Grande do Norte”. E a partir da agência Acauã Turismo desenvolveu a Rota da Cachaça Potiguar, que já conta com a comercialização de pacotes de viagens.

 

Com patrocínio do Sebrae-RN, com projeto aprovado no edital de Economia Criativa 2021, a Acauã lança agora a websérie Rota da Cachaça Potiguar, com destaque para os alambiques e engenhos de Caicó (Alambique Samanaú), Goianinha (Mucambo), Nísia Floresta (Papary), Pureza (Extrema) e São José do Mipibu (Olho D’água), além de um episódio sobre Ceará Mirim, pela sua tradição na cultura canavieira.

 

“Valorizar o Turismo Cultural nesses municípios a partir do lançamento da Rota da Cachaça Potiguar e estimular a comercialização dos produtos artesanais da Rota são alguns dos propósitos do projeto”, destaca Jailson Medeiros, empreendedor da Acauã.

 

A websérie é uma realização da Acauã Turismo, com produção da agência Referência Comunicação, apresentação e edição de Diego Alves, captação de imagens de Davi Avelino e participação dos guias Jailson Medeiros e Paizito. O conteúdo audiovisual está disponível no YouTube e no Instagram @rotadacachacapotiguar.

Comentários

Postagens mais visitadas