Header Ads Widget


 

Concurso PM RN terá mesmo número de vagas para homens e mulheres


O edital do concurso para a Polícia Militar do Rio Grande do Norte (concurso PM RN) deverá ofertar o mesmo número vagas para candidatos do sexo masculino e candidatas do sexo feminino.

Isso porque a governadora do estado, Fátima Bezerra, sancionou a Lei Complementar Nº 683 que garante igualdade ao acesso às vagas para ambos os sexos.

O texto foi publicado no Diário Oficial do estado da última quarta-feira, 28 de julho e já deverá valer para o novo concurso que tem 211 vagas autorizadas.

A alteração na distribuição das vagas é um reivindicação que perdura desde o último concurso PM RN, publicado em 2019.

O edital previa 938 vagas para homens e 62 para mulheres – isso representa que as candidatas mulheres só podiam concorrer a 6,2% das vagas.

Apesar disso, nem todas as vagas para o sexo masculino haviam sido preenchidas, porque os candidatos não atingiram o ponto de corte.

Com isso, cerca de 200 mulheres a mais foram chamadas para as etapas seguintes, compostas de exames médicos, testes físicos, psicológicos, entre outros, com objetivo de suprir a quantidade total de cargos.

Após o ingresso de duas turmas de novos servidores em 2020, o efetivo feminino passou a ser de 4,9%, com 427 mulheres e 8.127 homens.

Postar um comentário

0 Comentários