Sesap investiga morte de criança de 8 anos com suspeita de Covid-19 em Natal


Com comorbidades, menino apresentou sintomas da doença e faleceu nesta sexta-feira (12) no Hospital Maria Alice Fernandes. Sesap colheu novo teste, após o primeiro dar negativo.

ASecretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está investigando a causa da morte de uma criança de 8 anos de idade que estava internada com suspeita de Covid-19 no Hospital Maria Alice Fernandes, em Natal. Ele faleceu na noite de quinta-feira (11).

Segundo a pasta, os sintomas manifestados eram característicos da doença. Apesar disso, o exame RT-PCR deu negativo inicialmente. Diante disso, a equipe decidiu coletar outro swab para investigação e análise do caso, tendo em vista os sintomas da Covid-19 manifestados.

De acordo com a Sesap, o menino de 8 anos tinha comoridades: obesidade mórbida, asma e síndrome de Prader-Willi (uma doença genética rara, que causa a obesidade). Ele morava com a família no bairro da Quintas, zona Oeste de Natal.

A criança teve o início dos sintomas no dia 2 de março, quando procurou uma UPA. No dia 6, foi internado no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, não resistindo na quinta-feira (11).

A Sesap e a direção do Hospital Maria Alice lamentaram a morte da criança e reforçam a necessidade da população em manter as medidas de higiene, como uso correto da máscara, álcool, higiene das mãos, além de distanciamento social para evitar a propagação da Covid-19.

No último dia 10 de março, uma criança de 6 anos, moradora de São Gonçalo do Amarante, na região Metropolitana, morreu vítima da Covid-19 na capital potiguar.

De acordo com os dados da saúde pública do Rio Grande do Norte, a letalidade da doença para crianças e jovens entre 0 e 19 anos é de 0,39%. No caso de adultos, a letalidade entre os que têm idade de 20 a 59 anos chega a 0,71% e para idosos, 9,58%. 72,33% dos óbitos no estado são de pessoas acima dos 60 anos.

Porém, o número de pessoas com menos de 60 anos internadas com Covid-19 cresceu no estado nos últimos meses e superou o de idosos em leitos de UTI com a doença.

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico do RN, o de quinta-feira (11), o estado já teve mais de 178 mil casos confirmados da doença e ultrapassou 3,8 mil mortes. O número de internados é recorde: 962 pacientes com a doença.

Leito de UTI para Covid-19 — Foto: Divulgação/Sesap
Leito de UTI para Covid-19 — Foto: Divulgação/Sesap

Por G1 RNA

Postar um comentário

0 Comentários