Prorrogação do Auxílio Emergencial depende do Orçamento; saiba se o Auxílio será prorrogado em 2021.


Nascidos em outubro têm saque do Auxílio Emergencial liberado nesta sexta-feira (22); última semana ainda terá dois pagamentos.

O mês de janeiro já está mais próximo do fim do que do seu começo e com isso, fica a dúvida: o Auxílio Emergencial será prorrogado? Sem enrolação, adiantamos que a principal possibilidade é que o benefício seja encerrado no final de janeiro.

De acordo com o calendário divulgado pelo Ministério da Economia, ainda serão realizados pagamentos nos dias 22, 25 e 27. Recebem nesta datas os nascidos em outubro, novembro e dezembro, respectivamente. Serão cerca de 10,6 milhões de beneficiários que devem receber sua última parcela no valor de R$300. Confira o calendário final:

Calendário de saques dos Ciclos 5 e 6

Pelas redes sociais, muito se fala sobre a prorrogação. E muito do que se fala, não tem procedência confiável. Nos grupos de WhatsApp, circulam vídeos com informações sem qualquer base oficial e links suspeitos, boa parte prometendo a prorrogação do Auxílio caso o beneficiário preencha uma ficha de cadastro. Aqui fica o primeiro alerta: nunca forceça seus dados para sites que não são ligados ao Governo. É golpe!

Na Câmara, foram dezenas de projetos encaminhados com a intenção de prorrogar o pagamento do Auxílio, mas nenhum prosperou até o momento. Dois candidatos à presidência da Câmara dos Deputados, Baleia Rossi (MDB-SP) e Arthur Lira (PP-AL), falaram sobre o tema na última semana. Ambos afirmaram que defenderão a prorrogação do Auxílio, caso eleitos. É importante lembrar que ambos estão "em campanha". Ainda sim, o candidato progressista afirmou que a prorrogação em 2021 depende apenas do Orçamento da União, desde que se respeite um teto de gastos.

De fato, não há nada que confirme a prorrogação do Auxílio. O ministro Paulo Guedes falou sobre a prorrogação e garantiu que ela só ocorrerá caso haja uma segunda onda da doença. Com a chegada da vacina, é pouco provável que isto aconteça.

Ainda de acordo com membros do Governo Federal, a criação de um programa mais robusto, Renda Cidadã, ou Renda Brasil, ainda pode ser discutida pelo Congresso, mas ainda não há um desenho para o novo programa. 

Confira golpes relacionados ao Auxílio e saiba como se prevenir:

Postar um comentário

0 Comentários