RN tem 98 leitos de UTI para pacientes de coronavírus; 22 estão ocupados



O Rio Grande do Norte tem 98 leitos de UTI (unidade de tratamento intensivo) exclusivos para pacientes confirmados e suspeitos do novo coronavírus – causador da Covid-19.
Desse total, 22 estão ocupados. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde, atualizados até a tarde desta sexta-feira (17). Neste sábado (18), o estado anunciou um acordo para implantar mais 35 UTIs em Mossoró, na região Oeste potiguar.
Ao todo, de acordo com a pasta, até agora, o Estado possui 555 leitos de UTI. Desse total, 384 são disponibilizados para o Sistema Único de Saúde. Dos 384, 232 são leitos públicos e 152 privados ou filantrópicos, disponibilizados ao sistema público.
Ainda de acordo com a secretaria, a taxa de ocupação de leitos de UTI para os casos que não são de Covid é “praticamente 100%”. “É importante entender que a Sesap vem abrindo leitos para atendimento de casos Covid e que os leitos citados acima são para atendimento geral. Hoje, existem 98 leitos de UTI exclusivos para atendimento de pessoas com casos confirmados ou suspeitos de coronavírus”, informou.
Até a tarde desta sexta-feira (17), 22 leitos de UTI para Covid-19 estavam ocupados, sendo 11 por pacientes confirmados e 11 de pessoas com suspeita da doença.
O governo ainda prevê implantação de novos leitos, através do Plano de Contingência Estadual, nos hospitais da rede própria, como nos Hospitais da Polícia e João Machado, e também contratados. “Seguindo essa proposta de ampliação dos leitos, na última quinta-feira (16), foi estabelecida parceria com a Liga Contra o Câncer, que durante seis meses, disponibilizará 60 leitos pacientes Covid, sendo 40 leitos de UTI”.
Neste sábado, o estado ainda anunciou a implantação de 100 novos leitos hospitalares destinados ao enfrentamento da Covid-19 em Mossoró, que vão ficar sob a gestão da APAMIM (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Mossoró). Desse total, 35 são de UTI. O contrato é válido por quatro meses.

Mais de 460 casos

O Rio Grande do Norte registrou 63 novos casos de Covid-19 em um dia, entre a quinta-feira (16) e a sexta (17). Até então, o estado potiguar tem 463 casos confirmados de coronavírus e 23 mortes pela doença. Dos 63 novos casos, 32 são em Natal – mais da metade. E 14 são em Parnamirim. Nesse boletim, a Sesap começou a divulgar também o número de recuperados, que é de 124. Por G1 RN
Leitos de UTI instalados em Mossoró, no Oeste potiguar — Foto: Sesap/Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas