Caern garante que fornecerá água com qualidade própria para o consumo humano em Jardim do Seridó


A gerente-regional da CAERN, Maria do Rosário Gurgel do Amaral enviou ao Blog do Marcos Dantas, uma cópia do ofício encaminhado para a Câmara Municipal de Jardim do Seridó, onde justifica a reativação do abastecimento da cidade, através do Manancial Barragem Passagem das Traíras.

1 – O sistema de abastecimento de água da cidade de Jardim do Seridó foi ampliado tendo como manancial a Barragem Passagem das Traíras, em função do manancial Zangarelhas não ter mais suporte hídrico para abastecer a cidade. A vazão do Sistema Passagem das Traíras é de 150m3/h e do Sistema Zangarelhas é de 80m3/h quando bombeado para o reservatório superior, ou seja, quase 50% a menos no volume produzido, tendo como consequência a grande dificuldade para abastecer os setores mais elevados da cidade.

2 - Quanto a qualidade da água, não é a contaminação do manancial que define qual a melhor água para abastecimento da cidade, já que é nossa função tratar a água para que seja distribuída dentro dos padrões de qualidade para consumo humano.

3 – Quanto ao volume acumulado, nenhum dos dois mananciais ainda acumulou água suficiente para garantir o abastecimento até a quadra invernosa de 2017. Por este motivo, é mais favorável reservar o Zangarelhas que possui menor espelho de água e conseqüentemente menor evaporação do que a Passagem das Traíras. Seridó através do Manancial Barragem Passagem das Traíras o mais breve possível.

Marcos Dantas
 

Comentários

Postagens mais visitadas