Chove forte novamente na região de Patos. Rio Espinharas tem cheia e açudes começam a receber água.



A chuva voltou ao Sertão na noite desta quarta-feira, dia 30 de março. Em Patos, a precipitação chegou por volta das 16h30m (quatro e meia da tarde), sendo que o setor oeste foi o mais atingido. Os bairros, Maternidade, Bivar Olinto e outros que compõem aquele setor receberam forte, porém passageira.
A chuva voltou a noite, por volta das 19h00m (sete da noite), raios e trovões cortavam o céu da capital sertaneja.
Depois de um bom período sem água corrente, o Rio Espinharas amanheceu com uma cheia considerada, para alegria dos patoenses. As pessoas que passavam nas pontes (sobre o referido rio) paravam e faziam questão de registrar através de fotos aquele momento.
Segundo o agrônomo João Batista, de quarta (30/03) para quinta (31/03), foram registrados na Zona Norte da cidade, Canal do Frango (Bairro Jardim Bela Vista) – 55, 0 mm. Já na Zona Sul - NAPP-(Bairro Alto da Tubiba), os pluviômetros marcaram 75,0 mm.
O escritório regional da Emater informou a nossa redação que no pluviômetro da Embrapa, foram registrados 58.8 mm.
Outro fato importante foi que alguns mananciais que abastecem Patos, como é caso do Açude de Capoeira, localizado no vizinho município de Santa Terezinha, até a manhã de hoje (quinta-feira), já tinha aumentado sua lâmina d’água em 1,6 m (um metro de sessenta centímetros).
Rio
Rio
Rio

Veja o índice para região metropolitana de Patos:

Cacimba de Areia – 88 mm
Mãe D’água – 78.4
Malta – 23 mm
Passagem – 38.3 mm
Patos – 58.8 mm
Quixaba – 39 mm
São José Espinharas – 25
Salgadinho – 19.6mm
Santa Luzia – 34 mm
São José do Bonfim – 85 mm
São Mamede – 68.4 mm
Santa Terezinha – 45 mm
Catingueira – 25 mm

Comentários

Postagens mais visitadas